O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais no Brasil. É uma importante atividade econômica para o país e envolve a criação e operação de novos negócios. Para possuir um negócio de sucesso, os empreendedores precisam estudar e estar atentos às tendências.
A fim de ajudar novos empreendedores, o Banco Inter fez uma lista com algumas dicas. Com o blog “Para o Empreendedor”, o Banco Inter pode auxiliar você, empreendedor, iniciante ou não, a entender melhor o seu negócio.
Leia no artigo abaixo as principais dicas apresentadas pelo Banco Inter para auxiliar os empreendedores iniciantes e tenha sucesso no seu novo negócio.
Banco Inter
O Banco Inter, antigo Banco Intermedium, é uma instituição financeira nascida em 1994 em Belo Horizonte que hoje em dia possui atendimento internacional. Iniciando o ano de 2023 com mais de 26 milhões de clientes, sendo que desses, mais de 1,5 milhões são globais, o Banco Inter foi um dos pioneiros a oferecer serviços financeiros de maneira digital.
Além dos serviços bancários oferecidos pelo Inter, este possui diversos canais de comunicação que auxiliam milhares de brasileiros a entender melhor sobre finanças, educação financeira e sobre empreendedorismo.
Blog Para o Empreendedor
Um dos canais de comunicação que o Banco Inter possui é o seu blog. Nesta rede social, um dos blogs disponibilizados pelo Inter é o “Para o Empreendedor”.
Neste site você encontrará dicas sobre como iniciar e manter o seu empreendimento, a explicação de alguns conceitos utilizados no meio, como organizar seu empreendimento financeiramente e diversos outros conceitos.
Empreendedorismo Inicial
Novos empreendedores possuem uma dificuldade a mais: aprender a lidar com o empreendedorismo ao mesmo tempo que cuidam do seu novo negócio. É preciso enfrentar mudanças constantes no mercado, o surgimento constante de novos concorrentes, acompanhar as tendências e o comportamento do seu público, e isso pode ser desgastante.
Porém, são características de um empreendedor a determinação, uma grande imaginação, senso de organização e segurança, além de conhecimento técnico. Sendo assim, o Banco Inter criou uma lista com algumas dicas para que empreendedores iniciantes possam ter, de forma resumida, os passos iniciais para a manutenção do seu novo negócio.
Dicas para empreendedores iniciantes
Dica 1: Estude o mercado e os seus concorrentes.
É muito importante que mesmo antes de abrir o seu negócio oficialmente, e depois de maneira rotineira, você faça uma pesquisa de mercado e de concorrentes.
Você precisa estar por dentro de todas as tendências da sua área, bem como de áreas adjacentes, além de acompanhar os seus concorrentes para que você tenha uma visão melhor de como fazer o seu negócio crescer.
Dica 2: Entenda o seu público-alvo
Compreender adequadamente o seu público-alvo é fundamental para tomar decisões mais precisas, resultando em um relacionamento sólido e de longa duração entre a sua marca e esse grupo de pessoas.
Dica 3: Elabore um Plano de Negócio
Um plano de negócios é um documento organizado em tópicos que auxiliam na estruturação e consolidação das ideias do seu empreendimento. Um plano de negócios eficiente abrange: Descrição detalhada da empresa e suas soluções; Análise de mercado e concorrentes; Estratégias de marketing para promover o negócio; Planejamento financeiro sólido.
Dica 4: Tenha um planejamento financeiro
É essencial para o sucesso do seu negócio que você seja bem planejado financeiramente. Dessa maneira, você saberá como precificar os seus produtos e serviços e assim, calcular o seu lucro mensal.
Dica 5: Estruture a sua comunicação e marketing
Nos dias atuais, é indispensável que você faça investimentos em comunicação e marketing, visto que o seu crescimento depende muito da adesão de novos clientes a sua marca, que pode ser feito diretamente das mídias sociais.
Dica 6: Fique atento aos acontecimentos
Para garantir a relevância e competitividade do seu negócio, é imprescindível acompanhar as evoluções do mercado, o qual está se tornando cada vez mais dinâmico com o avanço constante da tecnologia.
Dica 7: Peça feedbacks aos seus clientes
Após concluir um serviço ou venda, é recomendável perguntar aos clientes sobre sua satisfação e se têm sugestões para melhorias. Esteja aberto e receptivo aos comentários, tratando-os de forma profissional, e utilize essas sugestões como base para desenvolver planos de aprimoramento para o crescimento da sua empresa.
Dica 8: Acompanhe os resultados
Preste atenção aos seus resultados, se não de nada adianta que você cumpra com as dicas anteriores.
Monitore de maneira constante esses indicadores, para que, caso identifique que está longe dos seus objetivos ou do prazo estipulado, possa ajustar suas estratégias de acordo com a realidade do seu negócio.