Sem dúvidas, o sonho da casa própria faz parte do imaginário do brasileiro, e é um desejo compartilhado por milhares de pessoas. E isso tem um motivo. Quem não quer oferecer conforto e segurança para a sua família? Por isso, a busca por formas facilitadas de adquirir um imóvel é bem alta e, felizmente, hoje em dia existem diversas opções para quem deseja comprar a casa própria, e dentre elas, o financiamento é o mais comum.
O financiamento é uma ferramenta muito útil na hora da aquisição de um imóvel justamente pelo fato de que é difícil ter o valor completo de uma casa em mãos, no momento da compra. Dessa forma, o financiamento torna acessível a conquista desse sonho.
Mas existe uma dúvida que paira muitas pessoas que desejam adquirir um financiamento para comprar um imóvel: é possível financiar 100% de uma casa sem necessidade de dar entrada?
Bom, a resposta mais curta é sim. É possível fazer isso, mas depende de algumas outras questões.
Cada programa de acesso imobiliário possui suas próprias regras e funcionam de forma diferente. Programas da Caixa, por exemplo, costumam ofertar até 80% do valor do imóvel, e o restante fica como entrada.
Geralmente, essa entrada deve ser negociada diretamente com a construtora, que permite o parcelamento do valor. É justamente por isso que é importante conhecer todas as opções que você tem em mãos na hora de adquirir sua casa, tendo certeza que você fará um bom negócio.
Se você também possui essa dúvida e quer saber mais como pode adquirir um financiamento de imóvel sem entrada, siga com a sua leitura. Reunimos abaixo as principais informações que você precisa saber sobre o tema.
É possível ter um imóvel 100% financiado pelo Casa Verde e Amarela?
O atual programa do governo, Casa Verde e Amarela, é uma reformulação do antigo Minha Casa Minha Vida, que passou por algumas mudanças em seu regulamento e hoje abrange um número maior de pessoas, contemplando ações que vão além do financiamento de imóveis.
Hoje, as novas medidas que baseiam o programa consideram a renda do solicitante, o local de compra e também possui diversos meios de se organizar o financiamento. Também gerenciado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Casa Verde e Amarela é possível adquirir um imóvel com até 80% do financiamento liberado, levando em consideração a sua renda, é claro.
A vantagem do programa é justamente a taxa de juros, relativamente mais baixa do que é praticado no mercado, além da possibilidade de começar a pagar o crédito somente após a entrega do imóvel.
Normalmente, os imóveis adquiridos neste programa ainda estão na planta, ou seja, possibilita que a compra seja feita por preços menores e com condições bem amigáveis na hora de fechar o negócio.
Como o programa tem várias especificidades e leva muito em consideração o perfil de cada consumidor, o melhor mesmo é fazer uma análise direto com a Caixa, para que o seu crédito seja analisado e para que você possa desfrutar de todas as vantagens que o programa oferece, como o parcelamento da entrada e também o início dos pagamentos somente após a entrada do imóvel.
Vale a pena adquirir um imóvel 100% financiado?
Não existe uma única resposta certa para essa pergunta, tudo depende da situação.
Adquirir um imóvel 100% financiado pode ser a melhor opção para conquistar a casa própria e oferecer conforto e segurança para a família. Entretanto, isso varia conforme a situação e o tipo de financiamento que você pretende fazer.
Vale lembrar aqui, que os bancos financiam até 80% do valor do imóvel, o restante desse valor, que no caso é a entrada, deve ser parcelado diretamente com a construtora.
Ou seja, é necessário analisar a proposta que a construtora fará para o financiamento. Se você tem algum dinheiro guardado, pode negociar esta entrada e até mesmo conquistar algumas vantagens na hora da compra, como descontos exclusivos e que serão benéficos no fim.
Nesse sentido, você deve analisar todas as propostas que tem, sabendo claramente que a negociação com a construtora e a análise das parcelas possibilita que você faça os pagamentos com maior tranquilidade e segurança, tendo convicção de ter feito o melhor negócio.
Quais Construtoras que vendem imóvel sem entrada?
No mercado, há uma variedade ampla de construtoras e você tem acesso a elas na hora de encontrar imóveis para financiar. Cada uma tem formas específicas de trabalhar e ofertam condições diferentes de financiamento, mas em geral, oferecem vantagens interessantes na hora de você comprar o seu imóvel.
Geralmente, o melhor financiamento é aquele que acontece ainda na planta, pois esse é o momento em que as construtoras conseguem os melhores preços, melhores financiamentos e com juros mais baixos.
Por isso, coloque no papel os imóveis que você deseja e consulte cada uma das construtoras, garantindo que você terá o melhor imóvel e pelo menor preço.
Dicas para você conseguir o financiamento do seu imóvel
Bom, nem sempre é tão simples conseguir um financiamento de imóvel. É um processo burocrático e como os valores são bem altos e o tempo de pagamento é extenso, não é para todos que as instituições financeiras concedem o crédito.
Porém, há algumas formas de tornar tudo isso mais fácil. Veja algumas dicas:
● Garanta que seu CPF não esteja negativado;
● Faça o cadastro positivo no site do Serasa Experian, garantindo que você não tem dívidas em aberto;
● Tenha conta no banco onde pretende fazer o financiamento do imóvel;
● Deposite na sua conta todos os seus ganhos para servir como comprovante de renda;
● Empresas conseguem crédito mais facilmente, então, se este for o seu caso, tenha sua empresa regularizada, como cadastro MEI;
● Tenha todos os documentos em mãos: RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência atualizado, comprovante de estado civil, comprovante de renda, declaração do Imposto de Renda, Cadastro Positivo do Serasa Experian (como mencionado acima), e etc;
● Veja se você pode usar o FGTS ( Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
● Analise bem para escolher o melhor financiamento para o seu orçamento;
● Não comprometa mais de 30% da sua renda mensal;
● Utilize simuladores para ajudar a compreender como vai funcionar o seu financiamento, qual os valores das parcelas, dos juros e o tempo que vai levar.